Outubro Rosa: vamos falar sobre câncer de mama?
- Andreza Ribas
- 7 de out. de 2022
- 2 min de leitura
O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos e ganhou o mundo no decorrer dos anos. Simbolizado pelo laço rosa, o movimento representa a luta contra o câncer de mama e sobre a prevenção.
E outubro se tornou o mês da informação, da conscientização e apoio com a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019a).
Como podemos prevenir
· Praticar atividade física regularmente;
· Alimentar-se de forma saudável;
· Manter o peso corporal adequado;
· Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
· Amamentar.
Além de consultas periódicas ao ginecologista, o hábito de fazer o autoexame nas mamas deve ser sempre incentivado.
Sintomas mais comuns da doença
Sinais para que possamos ficar atentos:
· Presença de caroços na região da mama;
· Secreções no mamilo;
· Pele enrugada e enrijecida;
· Vermelhidão, feridas e coceiras.
E, mesmo que o câncer de mama tenha um apelo feminino, homens também devem se conscientizar. Tanto no auxílio com algum parente, quanto no cuidado com seu próprio corpo, afinal, o câncer de mama também acomete homens.
Por fim, quando o assunto é tratamento de câncer de mama, tempo é palavra-chave. Se a doença é diagnosticada logo no início, o tratamento tem maior potencial curativo. Então, converse com o seu médico e mantenha os seus exames em dia.
Comments