Pilates e Musculação: semelhanças e diferenças
- Andreza Ribas

- 9 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de jul. de 2023
É comum algumas pessoas ainda acharem que o Pilates é uma atividade mais voltada para o alongamento e consequentemente, mais tranquila. Mas se engana totalmente... porque o Pilates além de trabalhar a flexibilidade, trabalha muito bem a força e por isso, tem muito em comum com a musculação. '
Vamos entender quais são as semelhanças?
O Pilates é baseado no fortalecimento da região central do corpo, também conhecida como Power House ou core. Isso engloba toda a região abdominal, transverso, assoalho pélvico e diafragma. O mesmo acontece na musculação, que precisa de estabilidade abdominal para a execução dos movimentos.
Manter esse conjunto muscular levemente contraído durante os exercícios de musculação e de Pilates evita lesões na coluna e contribuem para uma postura correta.
Pessoas com idade superior a 60 anos, sedentárias ou com alguma patologia podem utilizar o Pilates para o fortalecimento muscular utilizando como carga o peso do próprio corpo ou equipamentos com molas.
A musculação também é indicada para o propósito de fortalecimento, mas principalmente de ganho muscular.
E quais são as diferenças?
O Pilates, diferente da musculação, não é focado em ganho de massa muscular, pois é uma modalidade que trabalha diversos aspectos do corpo como flexibilidade e respiração, ao mesmo tempo.
O ganho de massa muscular pode sim acontecer, mas pode ser um pouco mais lento no Pilates, em comparação com a musculação. Isso porque os objetivos das atividades físicas são diferentes.
Especialistas recomendam a prática do Pilates para a prevenção ou tratamento de lesões, além da melhora na capacidade respiratória.
Já a musculação apresenta foco em partes isoladas do corpo, trabalhando separadamente bíceps, tríceps, quadríceps, glúteos e outros músculos.
Utilizando pesos como carga, tempo de concentração, velocidade e amplitude de movimento, os grupos musculares são desenvolvidos para melhora do desempenho, resultados estéticos ou hipertrofia.
No Pilates, a mola, por sua assistência ou resistência, quando bem conduzida pelos exercícios, permite reeducar o gesto e a forma. A prática de exercícios com molas também é indicada para aqueles que desejam experimentar amplitudes e novas posturas, assim como aprimorar e fortalecer o movimento normal.
Benefícios do Pilates
Por trabalhar o corpo inteiro, o Pilates apresenta diversos benefícios como atividade física e estilo de vida. Dentre eles estão:
Melhora na mobilidade;
Correção de problemas posturais;
Alívio de dores musculares e nas articulações;
Fortalecimento muscular;
Melhora na oxigenação sanguínea;
Redução de problemas relacionados à ansiedade e depressão;
Aumento da autoestima.
O Pilates é uma atividade física democrática, voltada para todos os gêneros e faixas etárias. Por ser uma prática adaptável às necessidades de cada um dos indivíduos, o Pilates pode ser praticado em diferentes ambientes com pouco ou nenhum acessório.
Benefícios da musculação
Para aquelas pessoas que desejam um corpo definido, a musculação é a atividade física indicada. Ela proporciona aumento de massa muscular e outros benefícios tais como:
Diminuição da gordura corporal;
Aumento da capacidade cardiovascular;
Prevenção de doenças como osteoporose, hipertensão e diabetes;
Tônus muscular;
Melhora o condicionamento físico.
Pilates e musculação: uma combinação perfeita
O Pilates e a musculação podem ter suas diferenças e semelhanças. Mas elas podem ser combinadas, isso porque trabalhar flexibilidade, concentração e respiração, aumenta a consciência corporal para a prática de musculação.
E mais!
As duas modalidades também trabalham individualmente cada necessidade específica e promovem a socialização, através de aulas em grupo ou trabalhos personalizados.
Ambas as atividades exigem acompanhamento profissional e prática moderada, de acordo com o nível de cada aluno.
Além disso, as duas atividades promovem queima calórica e podem ser utilizadas para fins de emagrecimento.
A prática do Pilates ajuda os alunos de musculação a não se lesionarem e conseguirem melhores rendimentos.
O maior benefício de todas as modalidades esportivas é o ganho de qualidade de vida. O que pode trazer momentos especiais com as pessoas que você gosta.
Cuidar do corpo é também cuidar da mente e nisso a musculação e o Pilates também se completam, através da liberação de hormônios que trazem a sensação de felicidade.
Portanto, você não precisa escolher entre musculação ou Pilates e sim, praticar os dois de maneira alternada.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conferir outros temas relacionados com Pilates! ;)
.png)



Comentários