Benefícios do Pilates na melhor idade
- Andreza Ribas

- 24 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de out. de 2022
Após os 65 anos, devido ao processo do envelhecimento, sedentarismo e outras doenças, é comum surgirem dificuldades de mobilidade, flacidez e perda da massa muscular, redução na densidade dos ossos e problemas de equilíbrio e coordenação. E tudo isso são fatores que podem aumentar o risco de lesões, prejudicando a autonomia do idoso.
Envelhecer é um processo natural, mas não deve ser sinônimo de incapacidade. Os idosos podem e devem manter a mente e o corpo saudáveis, e as atividades físicas são grandes aliadas nessa fase da vida.

E o Pilates é uma prática muito recomendada, pois proporciona movimentos variados que fortalecem e alongam os músculos, dando firmeza ao corpo, sem prejudicar as articulações.
Confira abaixo alguns benefícios do Pilates para quem está na melhor idade:
Combate a osteoporose O Pilates promove a remodelagem óssea por meio de exercícios de tensão e tração, além disso, ao fortalecer os músculos, a prática protege os ossos de possíveis fraturas. Trata a incontinência urinária O Pilates é capaz até de ajudar no tratamento da incontinência urinária, pois eles colaboram para o fortalecimento da musculatura pélvica, diminuindo os efeitos da incontinência urinária em mulheres. Reduz o risco de quedas O Pilates ajuda na melhora do equilíbrio e da coordenação, tão importantes para os idosos, já que no processo de envelhecimento há perda destes sentidos, o que pode ser um risco para quedas.
Melhora a flexibilidade Com o tempo, é comum perder a flexibilidade. E uma ação simples como calçar um sapato, para os mais velhos, pode ser um movimento quase impossível. O Pilates auxilia no aumento da amplitude dos movimentos e com isso, traz mais independência para o idoso. Melhora a postura Com a idade, é comum que os idosos desenvolvam a cifose (corcunda), que pode acontecer devido a um vício de postura ou quando a osteoporose atinge a coluna. O Pilates melhora muito a postura e traz consciência corporal. Além disso, esses exercícios fortalecem a musculatura da coluna, combatendo as dores nas costas, típicas da terceira idade. Pode ser usado na reabilitação O Pilates pode ser usado para reabilitação em casos de acidentes, lesões ou ainda de condições como um acidente vascular cerebral (AVC). A prática normalmente é recomendada após a fisioterapia como fator preventivo e para melhorar a qualidade de vida. Combate a depressão e a solidão É cada vez mais comum os casos de depressão relacionados ao isolamento social entre os idosos, isso porque nesta fase, os filhos já saíram de casa, já não existe uma rotina de trabalho ou ainda, devido a viuvez. Praticar Pilates ajuda e muito no convívio social e mais do que isso, promove o bem-estar devido à liberação de neurotransmissores como a serotonina.
Então, bora praticar?
Você gostou do nosso conteúdo? Acompanhe o nosso estúdio por aqui ou através dos nossas redes socias! =)
.png)



Comentários