Saiba mais sobre o Psoas: o músculo da alma.
- Andreza Ribas

- 8 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de out. de 2022
O músculo psoas é o músculo mais profundo do nosso corpo, responsável por estabilizar o corpo humano, dando equilíbrio estrutural, amplitude dos movimentos, mobilidade articular e o funcionamento dos órgãos do abdômen.
Ele é o único músculo que liga a coluna vertebral às pernas e por isso, nos mantém em pé e andando.

Estudos recentes consideram o músculo psoas, um órgão de percepção, como um mensageiro do sistema nervoso central, como um porta-voz das emoções, que literalmente incorpora nosso desejo de sobreviver. Isso porque ele está ligado com o diafragma, através do tecido conjuntivo ou fáscia, influenciando tanto a respiração, quanto o medo reflexo, a ansiedade.
E por isso, em algumas filosofias orientais, o psoas é conhecido como o “músculo da alma”, pois ele é o principal centro de energia do corpo. Isso significa que, quanto mais flexível e forte é o músculo psoas, mais será o nosso fluxo de energia vital através dos ossos, músculos e articulações.
O músculo psoas e sua influência no corpo humano
Quando temos uma rotina acelerada e estressante, o que é bem comum hoje em dia, isso gera uma descarga de adrenalina que tenciona o músculo psoas, o que imediatamente nos prepara para correr, entrando em ação e contraindo-se, como forma de nos proteger. E se isso for constante, eventualmente o músculo começará a encurtar e endurecer, dificultando a nossa postura e as funções dos órgãos que estão localizados no abdômen, o que pode gerar dores nas costas, dor ciática, problemas de disco, degeneração do quadril e outros.
Como o Pilates pode ajudar?
O Pilates é um método que está ligado aos conceitos de alinhamento corporal, de equilíbrio muscular, de força e flexibilidade e essas são todas as condições que podem, dependendo do exercício, serem direcionadas ao músculo psoas.
E por isso, o Pilates é um excelente treino, pois é uma atividade que, dependendo do objetivo, pode trabalhar movimentos que liberam o músculo psoas, resultando em um músculo mais flexível e fortalecido.
E o melhor de tudo: quando temos um psoas liberado, ele permite alongar muito mais a parte posterior dos músculos e permite que as pernas e a pélvis movam-se com muito mais facilidade. Além disso, tem grande influência na melhora na posição da coluna vertebral e de todo o tronco, melhorando a função dos órgãos abdominais, da respiração e do coração.
Em resumo: quanto mais forte, flexível e organizado, melhor será a funcionalidade dos ossos, músculos e articulações, estabilizando o corpo e economizando energia. Isso irá permitir mais liberdade na respiração que abastece os órgãos abdominais e cardiorrespiratório.
E aí, gostou desse nosso conteúdo? Então, fique sempre ligado em nosso blog para saber tudo relacionado ao mundo do Pilates. ;)
.png)



Comentários